terça-feira, 16 de dezembro de 2008

PEDRO CATOMBO: VAI FICAR UM VAZIO NO BALCÃO



Recebo a notícia do tricolor Júlio César Pimenta de que Pedro Catombo, proprietário do bar do Pedro, na Rua Vigário Bartolomeu, foi convocado na madrugada de hoje para comandar outro buteco no andar de cima. Internado há dez dias por conta de uma forte gripe que evoluiu para uma pneumonia, seo Pedro não resistiu. O buteco deve ser levado, agora, pelo filho Nélio, que dividia as funções com o pai.

Confesso que não era freqüentador assíduo do buteco. Devo ter ido três vezes, no máximo, ao estabelecimento. Sempre muito bem atendido, diga-se de passagem. Cheguei a tentar entrevistá-lo numa das edições do Pratodomundo. Tímido, passou a bola para o filho.

Quando assumi interinamente a editoria de cultura do VIVER, na TN, organizei uma matéria para o caderno FIM de SEMANA sobre os butecos pés-sujos da cidade. Conversei com a repórter Michelle Ferret numa manhã de sexta-feira e disse para rodar o Beco da Lama, em especial os bares de Nazaré e do seo Pedro, além da Caixa de Fósforo, na rua Princesa Isabel. Lá, eu disse, você vai encontrar histórias de botequim.

Acompanhada do fotógrafo João Maria Alves (melhor companhia ela não haveria de encontrar nesta pauta), Michelle pegou o rumo do Beco. Lá pelo meio-dia, volta com os olhos brilhando e duas histórias que pagaram a idéia da reportagem.

Em Nazaré, encontraram um sósia do Cartola tomando uma gelada sozinho na entrada do buteco. Em Pedro Catombo, ouviu da clientela histórias sobre a caderneta de fiado do proprietário do estabelecimento. Dizia o povo que, na hora de acertar as contas no fim do mês, vinha sempre algumas gelas a mais. Seo Pedro, claro, negava. Seriam os juros pela demora no pagamento, disse um cara abancado numa das mesas do buteco. O que sei é que isso é história.

Que Nélio continue a sina do pai alimentando a cada dia as estórias dos botequins da cidade. Mas para quem bate ponto no buteco todos os dias o futuro será como disse o publicitário Augusto Lula, assim que leu a notícia da partida de Pedro Catombo na internet: “vai ficar um vazio no balcão”.

5 comentários:

Armando Miranda disse...

Que Deus o tenha! E que ele continue contribuindo, mesmo lá de cima, para que o Beco jamais venha sucumbir!

Ana Paula Costa disse...

Não o conheci, mas é mais um dos remanescentes do Beco a nos deixar.... Que suas histórias fiquem sempre entre as mesas dos botecos do Centro Histórico!

Michelle disse...

To aqui com os oios rasos d´gua...
Mi

Sérgio Vilar disse...

Agora ele bebe a do santo!

julio Pimenta disse...

"Seu Pêdo"!!!!!

Há uns três meses arromabarm o bar e os ladrõeszinhos levaram tudo, menos a caderneta com "O Fiado". Ladrões de bosta...

Bota uma pra Nazi "Seu Pêdo", qu eele tá com Newton Navarro lá na mesa 04.

Fique em paz Seu Pedro e muitas saudações tricolores.

Julio