Na terceira matéria da série 'Meu lar é o botequim', onde o Meio da Rua homenageia Noel, um pouco da relação que Lourival Jr. tem com o bar que leva o nome do patriarca da família
Outro boteco que respira esse sentimento caseiro é o bar do Lourival. Escape em anos muito distantes dos jornalistas do Diário de Natal, por conta da localização próxima à antiga sede dos Diários Associados em Natal, na avenida Deodoro da Fonseca, em Petrópolis, o estabelecimento comandado pelo ex-bancário Lourival Lúcio da Silva, 86 anos, é respeitado e frequentado por gente de toda a estirpe. Por lá, pai e filho se orgulham de já terem recebido artistas nacionais consagrados do naipe de Waldick Soriano, Altemar Dutra, Sílvio Caldas, além de políticos e intelectuais da terra.
Hoje, por conta do tempo e do esforço que a atividade exige, quem toma conta do boteco é o filho do dono, Lourival Júnior. Com ele, ajudam a carregar o piano Nicó e Birino, dois garçons folclóricos que já viraram marca registrada da família Lourival.
Júnior, como é chamado pela assistência, mora em Candelária, mas bate ponto todos os dias no bar. “O bar tem 45 anos. Meu pai era bancário e como tinha 9 filhos, precisou arrumar uma renda extra e montou o bar, que era uma mercearia antigamente. Foi também quando entrou para a maçonaria e, depois das sessões, o pessoal vinha todo para cá. E o bar foi crescendo”, contou.
Sobre a relação ‘de casa’ que mantém com boteco, Lourival Júnior admite o sentimento. “A gente acaba passando mais tempo aqui do que em casa e se apega. Mas ainda vou em casa, dá para ficar com a família também”, analisa.
Além da cerveja sempre gelada, o bar do Lourival é ‘doutor’ em paçoca, picado e carneiro. E mantém, ainda que de forma não oficial, um serviço de disk-taxi para quem passa do ponto. “Quando vemos que a pessoa está muito ruim e é um de nossos conhecidos, a gente liga para a família. Às vezes o pessoal vem buscar, já em outras ocasiões os parentes pedem para que coloquemos a pessoa dentro de um taxi e ensinar o caminho ao taxista”, diz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário