Quando eu digo que o Centro Histórico absorve personagens que não existem em lugar nenhum do mundo parece, mas não é exagero. Faz um tempo que eu corro atrás de uma reportagem que fiz ainda no VIVER, da TN, sobre a última eleição da Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências (SAMBA). O pleito ocorreu dia 1º de maio, vejam vocês, no Dia do Trabalho. E que trabalho! Mas a minha sanha em resgatar aquele texto era para relembrar um diálogo incrível que ocorreu entre um dos candidatos a presidente, Alex Gurgel, com uma senhora com pinta de alemã que se identificou como Josineide Varela, de 63 anos.
A distinta senhora vinha subindo o Beco completamente bêbada e parou onde eu entrevistava o Alex. Os dois começaram a conversar e quando vi que a prosa teria um rumo inimaginável, me afastei e comecei a anotar o embate. Infelizmente, fui fazer a reportagem sem fotógrafo (os jornais daqui tem essas coisas) e não tenho a imagem da Josineide, que ainda revelou ser artista plástica. Mas de qualquer forma, esse diálogo vale mais que qualquer imagem. Tudo no meio da rua, onde a vida realmente acontece:
Josineide Varela: Eu gosto de chutar (faz o movimento rápido como se levasse o copo à boca) por aqui. Mas onde é que a gente vota?
Alex Gurgel: O nome da senhora está na lista?
JV: Que lista, meu amigo! Venho aqui todos os dias. Só quero votar...
AG: Mas a senhora só pode votar se tiver o nome na lista. Se não tem, não vota.
JV: Como é que é? Você vai me dizer agora como eu devo fazer, é? Minha mãe morou por aqui a vida toda! Todo mundo me conhece aqui. Vou votar sim.
AG: Minha senhora, entenda: é uma regra. Imagine se todo mundo que quisesse votar viesse para cá? Não ia ter condições. Se o prefeito de Natal quisesse votar hoje ele não podia porque o nome dele não está na lista. Me diga porque a senhora votaria?
JV: O que é isso, meu amigo!? O prefeito é uma autoridade! Você não pode fazer isso. Vou votar e ainda trouxe dois amigos que vieram da Alemanha para votar também.
AG: Minha senhora, não pode! A senhora conhece pelo menos os candidatos que estão participando da eleição?
JV: E eu lá quero saber de candidato, meu amigo! Vou votar no melhor. Me diga uma coisa: vocês tem sede?
AG: Não.
JV: Meu amigo, vocês não têm nem sede e ainda querem me impedir de votar? Como é que pode?
AG: Mas se a senhora não sabe nem quem são os candidatos...
JV: E você lá conhece algum candidato!
AG: EU SOU CANDIDATO! Ta vendo? Como é que a senhora quer participar se não sabe de nada?
JV: Olha aqui, quero uma cerveja. Não dá para conversar com você sem tomar cerveja.
AG: Tem vários bares aqui...(ele aponta para a região)
JV: (depois de entrar e sair do bar em frente onde a discussão se dava, ela volta provocando) Aqui não tem cerveja. Quero votar.
AG: Eu já lhe disse que a senhora não vai votar.
JV: Que absurdo! Você sabe porque isso está acontecendo?
AG: Porque a senhora não tem o nome na lista...
JV: Não! Porque não tem organização! Isso é coisa de brasileiro! O Congresso Nacional só tem safado. Isso o que está acontecendo aqui é uma sacanagem...
AG: A senhora está misturando as coisas. Não tem nada a ver uma coisa com outra. Aqui é a eleição da Samba.
JV: De quem? Está vendo? Até o nome é uma porcaria (diz o nome Samba com desdém e dança na frente do repórter e do candidato numa cena que lembrava as chanchadas da década de 70).
AG: Mas Samba é Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências. Olhe, a senhora não sabe nem o que significa o nome da entidade. Quanto mais votar...
JV: Olhe aqui, meu amigo: eu vou me candidatar à vereadora nas próximas eleições e ainda vou ter mais votos que você! Agora eu vou tomar uma cerveja e depois vou votar, você não vai me impedir!
Depois de se despedir, ao seu estilo, Josineide foi até à urna e falou alguma coisa para o mesário, que balançou a cabeça negativamente. Em seguida, resmungou, olhou para o lado e entrou no bar do Chico, atrás da famigerada cerveja.
3 comentários:
Fico imaginando essa "gringa" sambando para desdenhar da Samba. Só não consigo entender pq uma pessoa quer votar em algo que ela nem conhece.... Só no Beco mesmo...
kkkkkkkkkkk muito massa ! vou colocar na lista ,como diz Aninha :só no Beco mesmo!
Depois dizem que brasileiro não gosta de votar!!!kkkkkkk
Postar um comentário