Se há alguma alma cretina por essas bandas que ainda acredite na balela de que o samba é um finado moribundo, precisa dar uma passadinha, aos sábados, no Espaço do Samba, um casarão fincado na subida da Avenida Rio Branco, no Centro, onde baixam, sempre a partir das 18h, monstros sagrados da música mais popular e brasileira dessa Aquarela tupiniquim.
O sujeito paga 5 pratas e se deleita com um repertório recheado de craques do nível de Cartola, João Nogueira, Silas de Oliveira, Noel Rosa, Monarco, Paulo César Pinheiro, Roberto Ribeiro, Paulinho da Viola, Jorge Aragão e outros gênios.
Os pais da idéia, claro, são os meninos do Arquivo Vivo, uma turma já apresentada em verso e prosa aqui nesse Meio da Rua responsável, hoje, pela roda de samba mais honesta e autêntica dessa cidade. O esquema funciona assim: todos os sábados, o Arquivo convida um grupo que tenha um repertório enraizado na trajetória do samba e faz o mafuá no final. O samba come solto até às 23h e uns quebrados. Já passaram pelo crivo da rapaziada o Samba Erudito, que, para mim, só não ficou devendo pela participação do compositor Ivando Monte cantando um belo repertório próprio, e o Pra Chatear, que trouxe para roda o cavaquinista Joel do cavaco. Não tem como o samba morrer desse jeito.
Casa
A estrutura da casa faz jus ao prato principal das noites de sábado. Palco pequeno, banheiros limpos, dois bares diferentes para evitar filas e um público cativo animado. Ao proprietário do estabelecimento, uma crítica (o som ainda pode melhorar) e uma súplica: por mais que a cerveja venha gelada, o latão de Nova Skin ou uma garrafa de Bavaria a 3 reais é demais para o bolso de um jornalista. Vamos baixar o preço da cerveja aí, meu camarada!
No mais, só aparecendo por lá para conferir. Quem sabe, no dia em que você pintar na casa, a Boluca, a melhor intérprete de samba que eu já vi cantar ao vivo, dê uma canja como a do último sábado. Durou pouco, foi um samba só. Mas eu garanto que se você der essa sorte até o latão de Nova Skin a 3 pratas (que o dono do casa não me ouça!) vai passar indiferente.
5 comentários:
Samba é religião! Ainda bem que o pessoal do Arquivo Vivo arrumou um terreiro pra gente rezar...
Tá cada dia melhor heim? Mas eu sou suspeita pra falar não acham?
E esse sábado o som vai melhorar! Vocês vão ver!
Pode ir arrumando o coreto
E preparando aquele feijão preto
Eu tô voltanto!!!!
Tô quase lá! E preciso conhecer o novo reduto do samba!!!
Abraço!
Com o oferecimento da "oficina do Preá - Agora atendendo tb no Oi"...
no dia que vcs se debandarwm ao Rio de Janeiro e quiserwm ir num samba dos bons, daqueles que começa com td mundo do boteco cantando, me avisem... tenho um lugar legal pra vcs conhecerem...
muito bons os textos, para serem lidos com um leve sorriso no canto da boca...
Rafael (Mede)Lima
Postar um comentário