sexta-feira, 20 de março de 2009

A VOZ DA EXPERIÊNCIA

Quem passeia por esse meio da rua aqui há um bom tempo deve se lembrar do seo Arnaldo. Uma figuraça que vai caminhando com o tempo contando de trás para frente os anos idos e vividos neste Centro Histórico. Seo Arnaldo andou distante da rua onde moro, mas resolveu aparecer ainda agora, coisa de 5 da tarde, com o mesmo rádio preto estacionado, quem sabe, na primeira freqüência que pegou na vida. De vez em quando esbarro com ele no meio da rua, mas a pressa me impede de fazer as devidas apresentações.

Acontece que seo Arnaldo é dessas fontes de estórias inesgotáveis que dispensa qualquer cerimônia. Eis o motivo de mais essa acontecência: estávamos, segunda-feira passada, eu e Ana, escolhendo uma peça de carne de sol no açougue do Nordestão, aqui perto no Tirol. Olha daqui, escolhe dali, reconheço uma voz vindo de trás do refrigerador prostrado no meio do salão do mercado. Levanto a vista e dou de cara com o seo Arnaldo mordendo um suculento pão de mel. Parece filme antigo, mas é a mais pura verdade. Mesmo tentando disfarçar, esqueci da carne e parei o ouvido no diálogo que ele travava com o açougueiro. Os dois pareciam velhos conhecidos. Arrisco dizer que, no Centro, só quem não conhece seo Arnaldo somos eu e Ana. Mas vamos em frente.

Com a mesma sutileza e elegância da cantada que passou na coroa num início de tarde pelas bandas do Beco da Lama, motivo que o trouxe até a esse Meio da Rua, seo Arnaldo olha o açougueiro no olho e pergunta:

- Você acha que eu devo casar ou comprar uma moto?

Desprevenido e constrangido com a confiança depositada em sua pessoa, o rapaz apenas ri. A pergunta, óbvio, era retórica. E replicou a Voz da Experiência:

- Vou comprar uma moto. Dinheiro hoje não é fácil, não.

Depois dessa aula de economia em tempos de crise mundial, pegamos duas caixinhas de cerveja na prateleira e fomos para o caixa com mais uma história maravilhosa de seo Arnaldo para a posteridade. Da próxima vez, prometo que trago uma foto dessa grande figura.

2 comentários:

Ana Paula Costa disse...

Mô, faltou dizer que qndo ele chegou foi logo falando: acabei de deixar a minha "garota" em casa....

Deduzindo que Seo Arnaldo deve ter uns 70 anos, sua garota deve ser algo como a Bruxa do 71. Acho que tbm ficaria com a moto....

Bjs

serrão disse...

beleza de blog garoto. eu queria ter um filho assim.